sábado, 18 de setembro de 2010

Sejamos pessimistas

Ah, os pessimistas, aqueles que vêem a realidade do mundo, que não se iludem, nem se enganam. Acho que devíamos todos ser pessimistas. Não esperar o melhor das pessoas, nem das situações.

Um pessimista não espera um bom dia sorridente de uma bonita recepcionista, nem acredita em um por favor de um belo rapaz na fila da padaria que insiste que você passe a sua frente. Não, não. O pessimista acharia essa recepcionista dissimulada e o rapaz interesseiro, jamais acreditaria na gentileza dos gestos e palavras.

O bom pessimista não espera que as coisas dêem certo, ele espera que elas simplesmente não aconteçam, ou pior, que aconteça algo pior em vez de apenas não acontecer. Como se não bastasse perder o vôo, mas se o tal pessimista embargar de certo o avião cairá.

E os nãos? O amigo pessimista os conhece muito bem. “Para que aquele emprego? Para dar dinheiro ao governo?” “E aquela garota, porque namorar ela? Ela com certeza acabaria me magoando.”

Então, sejamos todos pessimistas. Sim. Realistas convictos, que enxergam além. Sejamos pessimistas. E Realistas. E infelizes. E incapazes de desejar, não é tão melhor ser assim? Praticamente insensíveis.

Afinal de contas, porque iríamos querer ser otimistas? Ter sonhos, metas, lutar pelo que quer, viver momentos simples e inesquecíveis, perder, ganhar, sorrir até doerem as bochechas, gargalhar até dar câimbras na barriga, chorar de alegria, chorar de tristeza, chorar de emoção, apaixonar-se? Não, né? Ser otimista dói, porque sentir dói.

Felizes são os pessimistas, que não se frustram. Os otimistas, coitados, têm que ficar rindo de si mesmos e seguindo em frente.

4 comentários:

Ti disse...

AHAUHAUAHUAHAUHAUAAHUAHAUHAUHA

Tem diferença aí no Pessimísta , pro Realista, Pessimista é problemático quase um maníaco, o Realista já enxerga certas verdades que os iludidos não conseguem ver...

Mas de qualquer forma eu creio que os iludidos são mais felizes, pois se contentam com pouco!

;*

Ti disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Otimismo e pessimismo são só nossas expectativas para o que estamos pra fazer ou ver acontecer. Vai de pessoa pra pessoa e depois disso vai do humor da pessoa no momento.
Não lembro de ter parado pra pensar sobre o assunto antes, mas associei o pessimismo ao egoísmo numa rápida reflexão depois da boa leitura :)
Egoísmo que vem do ressentimento de não conseguir alcançar, conquistar ou receber algo que se queira. Aí o egoísmo nasce e faz pensar que as coisas as vezes deveriam cair do céu, ser mais justas, claras, sem segundas intenções, sem mais fracassos, afinal ninguém faz por merecer esses desenganos.
Acaba-se apenas imaginando como as coisas poderiam ocorrer de maneira fácil, criando um efeito ilusório que potencializa a decepção e desacreditando ainda mais a expectativa otimista.
Eu já sou meio desligado sobre as coisas que estão pra acontecer, da mais importante à mais simples e apenas me impressiono com os resultados, negativos ou positivos.
Tenho expectativas apenas nos casos das pessoas que quero bem, você por exemplo :) te tenho as mais otimistas expectativas, principalmente quando vejo seu alcance nos assuntos por ângulos tão autênticos, impressiona e faz sorrir. E é sorrindo que penso que você é e vai continuar sendo muito feliz por conseguir enxergar eventos de maneira tão particular.
...
...
...
...
...
...
...
...
...
E está na hora de ter um pensamento mais otimista sobre si mesma caso tenha pensado "Mas do que que ele tá falando se nem sou e nem me imagino feliz no futuro e blá blá blá!"
;D

Bjo! o/

Anônimo disse...

Ops, foi como anônimo :)