domingo, 31 de julho de 2011

Sobre amizade...

Sabe aquelas pessoas que forçam amizades? Que querem fazer com que as pessoas gostem delas de qualquer maneira? Eu tenho um misto de pena, raiva e medo delas. Porque durante sua vida existiram pessoas que você vai gostar e elas simplesmente não vão achar você a pessoa mais sensacional do mundo.

Vai ter também aquelas pessoas que a gente não vai fazer questão delas, mas elas vão fazer questão de você por perto, e aí haja paciência. Porque ninguém é obrigado a gostar de ninguém, muito menos de ter que estar presente para alguém que não quer.

Mas o pior mesmo são aquelas pessoas que tentam ser você. Que te sufocam e forçam situações. Fazem de você alguém que você não é, pra essa pessoa se fazer idêntica. As mais belas amizades são naturais, não se obrigam e nem se determinam, muito menos se mandam. Amigos se respeitam, conhecem um ao outro, não são cópias um do outro.

O mais bonito da amizade são as diferenças que convivem em harmonia, as qualidades que se complementam e os gostos que ensinam a conhecer e experimentar coisas diferentes.

domingo, 24 de julho de 2011

Conselho de uma moça experiente...

A moça muito inteligente falava da sua própria vida, com aquele tom de voz de quem sabe do que fala. Ela contou do que fez e fazia, o que queria e cria. Ela era cheia de razão em suas palavras e nela eu acrediva.

Até ela me dar o conselho final: "Sabe, minha filha, não deixe que sua felicidade dependa dele". Ela me disse isso com os olhos firmes, e eu acenei minha cabeça concordando com ela.

Mas como se faz isso, minha senhora? Se sem ele não há felicidade e eu nem existo. Se a mínima sombra de infelicidade dele traz angustia ao meu coração. Se ele é o sorriso mais iluminado que eu posso dar e a cor mais encantadora que eu posso vestir.

Talvez em uma outra vida, em outra história, eu possa amar sem me dar assim. Dessa vez já foi, não me tenho mais.

Eu sei, moça, que você consegue, que você faz e que você tem mais experiência que eu. Talvez eu seja apenas muito menina, que conhece pouco da vida e tem um amor que mal cabe de tão grande. Mas por favor, não torça contra, não diga que ele não vai ficar, ou que vá cansar.

Porque eu acredito nele, acredito no amor dele, e talvez para a gente isso basta. Essas coisas acontecem de verdade, sabe?

Porque conto de fadas surgem da realidade, e não o contrário.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pois é...

“Tenho medo de decepcionar as pessoas,
de magoá-las, de fazê-las cansarem de mim.
Só queria que elas também tivessem esse medo.”
Tati Bernardi.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Forasteiros...

"Já aos Atani concederei um novo dom. Ele, assim, determinou que os corações dos homens sempre buscassem algo fora do mundo e que nele não encontrassem descanso; mas que tivessem capacidade de moldar sua vida, em meio as poderes e acasos do mundo, fora do alcance da Música dos Ainur, que é como que o destino de todas as outras coisas; (...) Já os filhos dos homens morrem de verdade, e deixam o mundo; motivo pelo qual são chamados Hóspedes ou Forasteiros."

J. R. R. Tolkien, em O Silmarillion.


P.s.: Sim, eu estou lendo O Silmarillion *.*