sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Qual a sua parte?


O que comentar sobre o que vem acontecendo no Rio? Ouvi um comentarista falando que a ação da polícia está sendo brilhante. Brilhante? Bom, eu preferiria viver em um país onde não houvesse necessidade da polícia ser brilhante.

Também tive que ouvir cariocas falando que isso tudo era culpa do governo. Culpa do governo, por quê? Por que o governo não mandou jogarem bombas nas favelas, é isso? Culpar o governo e os governantes é uma posição extremamente confortável. É não assumir sua parcela de culpa no que acontece. Eu falei culpa, né? Então, é isso mesmo, culpa. Culpa por omissão ou não.

Posso falar por mim como nunca fiz nada que realmente fizesse diferença para ajudar as pessoas, e eu sei que faço parte da maioria esmagadora dos que não fazem nada. Sabe o que é irônico? É que esses que não fazem nada são os primeiros a reclamar e apontar dedos. "O governo não faz nada (Ele está seguindo seu exemplo, amiguinho.)" "A polícia é precária e corrompida (Só a polícia? Acho que dá para descrever sua vida da mesma maneira, né?)"

Mas eu parei e pensei muito sobre tudo isso que está acontecendo e sendo transmitido ao vivo pela televisão. Decidi que não vou reclamar mais. Não, enquanto eu não fizer nada que ajude isso a mudar. Enquanto eu não for parte da solução, por que ficar discutindo o problema?

Eu sonho com um país onde as pessoas vão acordar de manhã e vão tomar suas decisões pensando em algo além delas mesmas. Que o menino pobre que mora na periferia não vai escolher o atalho do tráfico pra sua vida, e sim estudar e ser alguém que vai fazer diferença. Um país onde cenas como essa foto nem choquem, porque nunca existiram. Utópico, né? Mas não é um sonho só meu, isso eu tenho certeza.

8 comentários:

Danielle Marinho disse...

Compartilho do mesmo sonho e acho que vc está certíssima! De que adianta ficar apontando possíveis culpados sendo que vc não e, nem de longe, parte da solução? Frases de efeito não adiantam... ótimo post!

Unknown disse...

Faço minhas as suas palavras...
Amo-te filha minha...
Tanto que a saudade até dói...

MauGusVincen disse...

Talvez não seja o caso de nunca alguém fazer alguma coisa e só reclamar.
Nunca ninguém faz nada contra porque não há oportunidade de fazer diretamente.
Mas eu faço minha parte sim, pequenos gestos e opiniões que comunico que deixam claro minha posição e pode servir, quem sabe de exemplo, não especificamente para o caso no rio, porque como disse antes, não temos oportunidade de fazer algo direto contra aquela situação, mas para pequenas coisas do cotidiano, como simplesmente deixar claro que você acha estúpido um cidadão desocupado que compra um "bagulhinho" de vez em quando só pra relaxar, não por vício, mas apenas para um consumo esporádico, "social", um tapinha pra dar uma espairecida.
Mas isso ainda é raro de se dizer ou demonstrar, tem outras oportunidades mais comuns onde podemos fazer nossa pequena parte, por exemplo, comprando coisas originais! Há... agora peguei um assunto mais "comum" não é? Quem aqui amigo, em algum momento na vida não comprou um CDzinho pirata? Ou um filminho por 5 pila? Ou outra porcaria qualquer no camelô? Alguns podem dizer que a galera que vende produto pirata tá só tentando sobreviver no Capitalismo Selvagem, mas o que tem por trás disso é que é o problema. O que mais dá dinheiro para o crime não é tráfico de drogas, porque o viciado morre, incomoda e tem que ficar usando escondido, ou em companhias que nem mesmo os próprios viciados gostam, mas aturam porque longe dessa companhia não podem se drogar livremente, nããã muita incomodação. Pirataria é mais tranquilo, não causa tanta vergonha (pra mim causa), é mais barato, você não vai estar dando dinheiro pra grandes empresas monopolistas. E pagar imposto então? Pra quê? Pra político corrupto usufruir do seu dinheiro?
É amigo, aí está uma coisa que ajuda muito o crime e é totalmente camuflado e protegido pela necessidade de lazer de pessoas que não tem ou não quer gastar grana com o original, se pode comprar o pirata logo ali, bem baratinho.
Então é possível sim, fazermos nossa parte, eu já fazia muito tempo antes de ter toda essa noção de que o barato sai caro e alimenta vagabundo, numa determinada época da minha vida, passei a menosprezar produtos piratas e de camelô, porque quem compra, financia o cara que desvia mercadoria, que vende para receptores, que gerenciam seus contatos "quentes" até o carinha da banca que não sabe fazer mais nada da vida e é obrigado a vender contrabando baratinho só "pra vocêêêê".
Enfim, desculpa o comentário-post Lari, mas é possível fazer muita coisa contra isso, você nem eu podemos resolver, mas temos que fazer nossa parte e isso acaba uma hora ou outra contagiando o próximo. Eu me contagiei e tenho certeza que alguns que me conheceram se contagiaram também, assim mais cedo ou mais tarde acaba nascendo naturalmente um fenômeno social de conscientização. Acho que algo parecido já nasceu na política, fraquim, mas tá lá uma opinião mais consciente do povão.
Mas isso é outro assunto.
Beijão Lari, e pelo post, parabéns, dar um grito também faz parte e seu sonho também é meu.
;)

Liziane disse...

muito bom Lari...
se todos pensassem assim, e alem de pensar colocassem em pratica aquilo que acreditam ao inves de colocar a culpa no proximo, com certeza essas cenas trágicas que tem nos impressionado, não mais existiriam!

amo vocÊ!

Ti disse...

O governo tem culpa, isso é óbvio, não falo só desse governo escroto do PT, como TODOS os demais, sim todos, que deixaram chegar a esse ponto. O povo tem culpa, isso é óbvio, essa cultura porca de "esperteza" do povo brasileiro é nojenta, o cara rouba, entra no mundo do tráfico, pq é mais "fácil" do que bater uma lage... Bato palma pra polícia do rio, pena os malditos direitos humanos atrapalharem em uma ação mais vigorosa, pq lugar de vagabundo nem é na cadeia mais, é na vala!

Fernanda Caetano disse...

linda, que eu posso dizer??
sou carioca de coraçao, de alma até os dedinhos do pé... amo minha cidade.. mas to aqui.. do outro lado do oceano, muitas vezes me pergunto porque?
Por que não voltar? Esses são meu motivos, o carioca acotumou a viver assim, saber onde andar, onde ir.. mas isso não é só no rio. é assim no brasil inteiro, a única diferença é que no Rio estamos misturados, grandes prédios e favelas, todo mundo junto.. acho que no final das contas tem um ponto bom nisso,vivemos a realidade de perto. Ela não está na periferia ou logo ali, está aqui ao nosso lado.
Sonhar não custa nada, já dizia o poeta, mas o mal de ser humano é ser egoísta e se adaptar, mesmo que seja num ambiente hostil e ruim para todos....
quem sabe um dia chegamos lah?
o dia que mais humanos como vc e eu estiverem por ai...

Sabrina disse...

Quando tu fala em cada um fazeer sua parte, eu procuro realmente fazer a minha... Quando não aceito e ensino meus filhos e também meus alunos a não aceitarem tudo, quietinhos e resignados, quando procuro diariamente agir fora do senso comum, não da forma que todos fazem ou ainda da forma que esperam que eu faça... Brasileiro (sei lá se é só brasileiro)diz que político é corrupto, mas quando tem chance de furar a fila, de enganar no troco, de se "dar bem" em cima de outros, nunca pensa duas vezes... E sai se achando o espertão... Eu comboto esse tipo de prática todos os das da minha vida, luto, embora ache que muito pouco, contra o sistema, tentando mostrar as pessoas que o mundo, ou nós mesmos, não precisamos ser sempre individualistas e competitivos e querer o melhor só para nós mesmos... Não, podemos ser generosos, altruístas, pensar nos outros de verdade e mudar um pouco dessa visão que temos aí...
E eu não estou me referindo, nem de longe, a caridade... Por que quando eu faço caridade é porque acho que sou melhor que o outro e posso dar uma coisinha de nada pro outro... Ser generoso de fato, altruista, passa bem longe disso... Luto por uma sociedade onde sejamos socialmente TOD@S iguais, humanamente diferentes e totalmente LIVRES...

Thamyris disse...

nós já conversamos muito sobre isso. E ainda acho que o simples fato de escolher uma educação é uma luta contra :]